Anos 80

sexta-feira, 17 de julho de 2009 às 11:38
A década de 80 foi um período muito marcante na história do sec XX, não só para o ponto de vista político e social , mas também para a música.


Além do desenvolvimento do IBM PC, do Apple Macintosh e as primeiras interfaces gráficas (Windows, exemplo), o desenvolvimento do nosso famoso CD, o lançamento a estação espacial MIR, da União Soviética, a popularização dos BBSs (bulletin board system), a popularização dos computadores pessoais, walkmans e videocassetes, o início do software livre, da soberania CZS, a descoberta da AIDS e a queda do Muro de Berlim; Do ponto de vista político, No Brasil houve o atentado do Riocentro, a morte de Tarcedo Neves e a criação da nova constituição Brasileira, E no mundo hove o atentado contra o papa João Paulo II, a eleição de Ronald Reagan nos EUA, e de Margaret Thatcher no Reino Unido, marcaram toda a década de 80, traçando uma política neoliberal.


Já na música, no Rock, o Punk renovou-se, agora mais intenso e acelerado, como o Hardcore. Já o Hard Rock distribuiu-se em várias vertentes como o Trash Metal, Speed Metal, Black Metal, ex.
Nos anos 80 muitos cantores e bandas de Rock e Pop surgiram, ou mesmo se consolidaram: A-ha, Duran Duran, Supertramp, The Smiths, U2, Dire Straits, Queen, Guns 'N Roses, Bon Jovi, REM, Depeche Mode, Tears of Fears, The Rolling Stones, INXS, Kiss, Michael Jackson, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, etc...

Os anos 80 também são conhecidos como a década da música eletrônica, sendo nessa época que, New Wave e o Synthpop se tornam gêneros músicais populares e vendáveis , assim como a estrutura da Dance Music.

Surge a MTV, o Hip Hop e as primeiras Raves.
No underground é criado o rótulo "música industrial", para bandas eletrônicas mais experimentais e obscuras, além de várias bandas de 'Rock de garagem' que dariam origem ao Grunge da década de 90.

No Brasil, foi lançado o primeiro Rock in Rio. As rádios apostaram nos sucessos musicais desta década, editoras lançaram coletâneas, até mesmo DJ's abriram mão dos sucessos atuais para se especializar em 'festas dos anos 80'.

Consolidou-se o estilo músical da MPB, surgido na década de 60.
Uma década de revoluções, sucessos, descobertas e que até hoje inspira muita gente.

Anos de alegria, esperança no futuro e muitos sonhos. Onde jovens caminhavam e mdireção aos seus mundo, fossem eles bons ou maus, mas autênticos
-

Espero que tenham curtido a matéria.
beijos
Escrito por: Blackberry:.

2 comentários

  1. Felipe BH Says:

    acho q os anos 80 foi a epoca q masi influenciou a musica de hj, e vc soube explicar os estilos e as principais bandas da epoca, muito boa a materia, parabens. ^^

  2. Tears of fears K3.

    Já ouviu Information Society? É também uma das minhas bandas favoritas, além de muitas que você citou na matéria :333

    Se for procurar sobre, adoro a música Walking Away, é bem o que sinto quando tudo parece estar indo pro caminho errado... think e peace & love corp também é ótima... Sem contar que eles fizeram um cover electro de uma música do ABBA k3 Lay all your love on me!

    beeeijos - Yoshio.

Postar um comentário

Le Cabaret | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com