The Wonderful World of Tim Burton.

sexta-feira, 24 de julho de 2009 às 09:19

Timothy William Burton, cineasta estadunidense, nasceu em 25 de agosto de 1958 em Burbank, Califórnia.

Primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson, descreve sua infância como peculiar, imaginativa e perdida nos próprios pensamentos.

Considerava a vida doméstica e a escola difíceis, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S) e fugia do cotidiano assistindo filmes de terror de baixo orçamento ou lendo as obras de Edgar Allan Poe.

Após o colegial (em 1980), gahou uma bolsa de estudos da Disney para estudar no California Istitute Of Arts em Valencia.

Estudou Animação por três anos para então ser contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Mas era um período de pouca criatividade. Trabalhou no desenho: The Fox and the Hound, mas estava insatisfeito com a direção artística do filme.

Ainda assim, foi no período que Burton trabalhou na Disney que criou e dirigiu seu primeiro curta-metragem: Vincent (baseado no Ator Vincent Price).



Tempos depois trabalhou em seu segundo curta: Frankenweenie.


Tim burton criou ilustrações e o poema que serviriam de base para um de seus maiores sucessos: The Nightmare Before Christmas (O Estranho Mundo de Jack).



Burton, com seu apego ao horror e seu talento para comédia, usou destes dois dons no filme Beetlejuice (Os Fantasmas Se Divertem - 1988) e com ele finalmente se destacou, sendo chamado para realizar a super-produção Batman (1989), que mais tarde teve a continuação Batman Returns.

Com a carreira em crescente sucesso, decidiu então filmar seu projeto pessoal com roteiro em parceria a Caroline Thompson: Edward Scissorhands (Edward Mão de Tesoura - 1990), cujo papel principal ficaria nas mão de Johnny Depp (que seria mais para frente um de seus maiores colaboradores em sua carreira de diretor).




(Depp e Burton)



Mais tarde chamou Depp novamente para estrelar a cinebiografia Ed Wood (1994).




Depois desse período, o diretor passou por baixas em filmes que pouco renderam, como Mars Attacks! (Marte Ataca - 1996) e Planet of the Apes (Planeta dos Macacos - 2001). Mas entre essas duas baixas teve o filme Sleepy Hollow (A Lenda do Cavaleiro Sem-Cabeça - 1999) mais um dos sucessos dele.

Após esse período sua carreira continuou em alta com o filme Big Fish (Peixe Grande - 2003).



Burton voltou para a animação stop-motion com Corpse Bride (A Noiva Cadáver) e ainda no mesmo ano de 2005 regravou o clássico dos anos 60, Charlie and the Chocolate Factory (A Fantástica Fábrica de Chocolate), outra vez com a participação de Johnny Depp.




Burton é noivo da atriz Helena Bonham Carter e tem doi filhos com ela: um menino: Billy(4 anos) e recentemente e uma menininha: Nell.

Burton dirigiu em 2007 o musical Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (O barbeiro demoniaco da Rua Fleet), que foi muito bem recebido pela crítica, sendo indicado ao Oscar 2008 em algumas categorias, ganhando Direção de Arte, graças ao ótimo trabalho do diretor.





Atualmente Tim Burton trabalha no filme conhecido popularmente como 'Tim Burton's Alice in Woderland', que será produzido pela Disney e conta com excelente elenco, como Johnny Depp, sua esposa Helena Bonham Carter e Anne Hathaway.




Algumas Curiosidades:


Tim Burton tinha medo do palhaço Bozo quando pequeno.

O papel de Edward teria sido feito por Tom Cruise, que se interessou muito pela história e só não o fez por que Tim Burton se recusou a alterar o final, que o ator considerou triste demais.

Tim Burton foi convidado pelo The Killers para dirigir o videoclipe da música Bones, do álbum Sam's Town.

Segundo Helena, sua esposa, Burton, não é muiro chegado a musicais.

A fascinação dos dois (Tim e Helena) por Sweeney Todd foi um dos pontos principais que os juntou.

Helena, apesar de estar presente em quase todos os filmes de Burton, tem que fazer os testes e torcer para ser aprovada como todos os outros atores.




- O nome completo de Tim Burton é um link para o site oficial.



Escrito por: Blackberry:.

0 comentários

Postar um comentário

Le Cabaret | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com