Anos 90-Os tempos do Grunge

quinta-feira, 30 de julho de 2009 às 13:54

Grunge ou Seattle Sound é um estilo musical independente que tornou-se muito bem sucedido na década de 1990.Grunge é uma das ramificações dos gêneros como Hardcore,heavy metal e rock alternativo do finalzinho dos anos 1980 e começo da década de 90.

Uma de suas características bem comuns são os vocalistas "roucos" com guitarras distorcidas,mas além disso o grunge é um estilo musical que apega a letras que costumam falar de angústias,sarcasmo,ironia,depressão,críticas sociais,revoltas,referência ao uso de drogas e desejo pela liberdade.Além disso a grande influência deste estilo é o Punk que o influenciou tanto na abordagem das letras quanto em comportamento.

E por que Grunge?

Com a explosão desse estilo musical e até social,foi preciso batizar o fenômeno como Grunge (que em inglês significa algo como sujo).A imprensa batizou com este nome porque principalmente as bandas não tinham compromisso algum,apenas tocavam descompromissadamente sem muitos conhecimentos musicais e estilos fixos,fazendo com que estas bandas desse gênero fossem do círculo underground do rock.

Geralmente as bandas mais conhecidas e associadas a este estilo são: Alice In Chains,Soundgarden,Pearl Jam,Nirvana,Mudhoney,Screaming Trees,Stone Temple Pilots,L7 e Hole(banda de Courtney Love).

E por que explodiu tanto assim?

Na época, as bandas que sempre estavam nas paradas eram consideradas Glam Metal como o Skid Row,Poison e Mötley Crue.
Os adolescentes sentiram-se atraídos pelo Grunge porque era um estilo diferente e de caráter desafiador a cultura e ás normas da época.

A banda Nirvana foi a que levou o Grunge ao seu ápice no mundo todo,Kurt Cobain e seu hit "Smeels Like Teen Spirit" levou o grunge ao topo das paradas.
Mas em Abril de 1994 o mesmo mundo que recebeu e vibrou com o grunge,perdeu Kurt Cobain da mesma forma-abruptamente-o estilo foi se acabando aos poucos,por isso a expressão que algumas pessoas usam "Fim do Grunge" porque relacionam sempre á morte de Kurt.
Mas não foi só o Nirvana que explodiu nas paradas,o Pearl Jam que já estava na estrada,lançou seu álbum "Ten" e tambem conquistou o público.


Além das bandas "pilares" do grunge como Soundgarden e Mother Love Bone o pós-grunge veio com bandas de fora de Seattle como o Silverchair da Austrália e a banda britânica Bush.

O termo pós-grunge foi criado porque a maioria das gravadoras que investiam no comércio de suas bandas grunge estavam indo á falência devido a morte de Kurt Cobain e o fim de outras bandas como o Soundgarden em 1997.Então as gravadoras apostaram em bandas que sofriam forte influência do grunge e criaram o pós-grunge.

Atualmente um dos pilares do grunge ainda se mantem de pé como o Pearl Jam,a suposta volta do Alice In Chains e o vocalista Chris Cornell que contribuiu em grande parte para o cenário grunge.

Logo da gravadora "SubPop" que lançou grandes nomes de bandas grunge como Soundgarden.




Algumas bandas:
Alice In Chains

Soundgarden


HoleScreaming Trees

Pearl Jam


Bandas Pós-grunge

Silverchair
Bush
Nickelback

Seether

Top Top de músicas mais vendidas:

"Smeels Like Teen Spirit"-Nirvana
"Plush"-Stone Temple Pilots

"Even Flow"-Pearl Jam
"Alive"-Pearl Jam
"Man In The Box"-Alice In Chains
"Alone"-Alice In Chains
"Black Hole Sun"-Soundgarden
"Come as You Are"-Nirvana


E ai?O que achou deste post?Deixe sua opinião nos comentários!!

Escrito por: Nathy.Cherry

3 comentários

  1. Diógenes Says:

    Kurt Cobain gostoso!! XP

  2. - Jée Says:

    nossa nossa nathy.. ta boa nisso hein! hsuahsaushaushas...
    Kurt Cobain gostoso! [2] . kkk
    Enfiim.. adorei o post. Muito legal mesmo.
    Primeiro, foi essa tal de nathy cherry aii que me apresentou o grunge.. no qual escuto até hoje.. culpa de nathalia!
    Segundo, até hoje tenho medo do clipe black hole sun do Soundgarden Oo (nao me pergunte porque)!
    Terceiro, tem uma caixa de água na vila medeiros que faz a nathy lembrar da torre de seatle .. kkkkkk ( lembro disso até hojee)..

    Beeeijuukas Nathyy..
    ;D

  3. Le Cabaret Says:

    Brigada Jeca!É,lembra da minha febre pelo Chris Cornell?Ainda continua... >.<

    Bom,medo do clipe Black Hole Sun a maioria tem o negócio é bizarro D:

    E sim!A famosa caixa d'agua!kkkkkkkk

    É...Kurt Cobain gostosoooO![3]

Postar um comentário

Le Cabaret | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com